Vereadores sugerem ações para agilizar atendimento em Saúde

05 de agosto de 2020
Foto: Raphaella Vianna

Os vereadores de São João da Barra aprovaram requerimentos e indicações para todos os distritos na sessão desta quarta-feira (5). Para a pasta da Saúde, a vereadora Sônia Pereira (Soninha) solicitou que o Cartão do SUS, como é conhecido o Cartão Nacional de Saúde (CNS), passe a ser feito em mais postos; se possível, em todos os distritos, para facilitar o acesso àqueles que precisam de um atendimento. Ela também pediu ao Executivo que passa a ofertar cirurgia ginecológica às munícipes, pois há enfermidade que não dá para esperar muito tempo.

O assunto foi bastante discutido entre os parlamentares, no sentido de que o município continue os esforços no combate ao coronavírus, mas que tente agilizar o atendimento aos pacientes de outras patologias, que necessitem de ressonância magnética, por exemplo. Uma das sugestões apresentadas pelo plenário foi a celebração de convênio para atender casos mais urgentes. Soninha também destacou que alguns pacientes têm relatado dificuldade para obter laudos médicos.

Outros assuntos - Alan Barreto fez dois requerimentos. No primeiro, solicitou a Enel, a colocação de posteação na Rua Maria Clarinda no Açu. No segundo, dirigido à Secretaria de Obras, pleiteou a pintura das faixas horizontais e quebra-molas em todo o município. Franquis Arêas requereu à Cedae, a extensão da rede de água potável entre Açu e Capela de São Pedro. Ao Executivo, pediu o asfaltamento da estrada que liga a ponte de Rio Doce até Quixaba, no 5º distrito. Ronaldo Gomes requereu patrolamento com colocação de matéria-prima nas ruas de Atafona e Chapéu do Sol, além da construção de uma passarela de acessibilidade no bairro Telê Santana, em Grussaí.

Demais matérias aprovadas: construção de um abrigo para animais de rua, no município (Alex Firme); drenagem e urbanização das ruas dos bairros Carrapicho e Vila Esperança, em Atafona (Sonia Pereira); construção de banheiros públicos em Caetá, próximos ao campo de futebol (Ronaldo e Alan); melhoria na iluminação nas imediações da pista de skate e drenagem/urbanização das ruas do bairro Nossa Senhora da Conceição, ambos na sede (Elísio Rodrigues); urbanização da orla do Rio Paraíba do Sul, na direção da Praça Nossa Senhora dos Navegantes (sede), atendendo solicitação dos moradores (Aluizio Siqueira).

Moções - Duas moções foram aprovadas hoje. Uma em alusão ao Dia Nacional da Saúde (autoria de Franquis) e outra ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária (autoria de Aluizio).