Saúde, Pesca, Segurança, Transporte e Obras em destaque na sessão

23 de junho de 2020
Foto: Raphaella Vianna

Na sessão desta terça (23), o plenário da Câmara de São João da Barra apreciou vários requerimentos e indicações; começando por um pedido de informações a Prumo, feito por Franquis Arêas. Ele requer que a empresa preste informações à Câmara sobre o projeto de entreposto pesqueiro de Atafona cuja obra está paralisada. Elísio Rodrigues requereu à Secretaria Municipal de Saúde, que viabilize com o Executivo, a possibilidade de regulamentação da lei que trata dos motoristas condutores de ambulâncias (já aprovada em âmbito federal). Outro requerimento à Saúde foi feito por Alex Firme. Ele solicitou que seja dada, dentro do possível, uma solução para os casos de pacientes internados por outras doenças (como diabetes e outras cormobidades) e que necessitam de algum exame ou cirurgia.

Motos barulhentas

O presidente da Casa, Aluizio Siqueira, requereu ao Detran, à Polícia Militar e à Secretaria Municipal de Segurança Pública, o aumento na fiscalização de motos que circulam com escapamento aberto, produzindo excesso de barulho. Ele leu os artigos do Código de Trânsito Brasileiro e da Resolução 252/1999 do Conama, ressaltando que tal prática é considerada infração grave. Em postagem recente no Facebook da Câmara, 171 pessoas de várias partes do município reclamaram desse problema. A postagem teve 225 compartilhamentos. "Estamos fazendo hoje esse requerimento para que haja maior fiscalização com as penalidades previstas em lei", disse.

Câmara sugere sanitização

Várias indicações ao Executivo foram aprovadas; dentre elas, uma proposta por Aluizio, solicitando que o Executivo possa obrigar a realização de processo de sanitização no âmbito municipal nos locais fechados de acesso coletivo, públicos e privados, climatizados ou não, visando evitar a transmissão de doenças infecto-contagiosas. Elísio pleiteou a urbanização com construção de calçadas na Rua Gregório Prudêncio, em Barcelos e a ampliação do cemitério de Amparo.

Alex Firme solicitou a limpeza/dragagem nos valões da Vila Esperança e Trapiche e o reparo nos calçamentos das ruas existentes no município. Franquis pediu a troca da iluminação pública e a revisão no sistema de energia elétrica em todo o município. Alan Barreto Paes propôs a construção de uma praça e um abrigo de passageiros em Chapéu do Sol. Em conjunto, Aluizio e Elísio solicitaram a troca do super poste da praça entre Barcelos e Roças Velha. Sonia Pereira pediu à secretaria da Casa, que faça um ofício à empresa Brasil, solicitando a colocação de ônibus de Grussaí para Campos às 05h30 e de Campos para Grussaí às 20h30, a fim de atender os munícipes que trabalham no município vizinho.