A+ | A- | Contraste | Mapa do site | Webmail | Eventos | Perguntas frequentes

NOTÍCIAS

Câmara

Nonozinho recebe a Medalha Barão de Barcelos

Solenidade de entrega da maior comenda do Legislativo aconteceu hoje

03 de dezembro de 2020

O sanjoanense Agenor Andrade Pinto, conhecido por todos como Nonozinho, foi homenageado nesta quinta-feira (3), pela Câmara de Vereadores, com a Medalha Barão de Barcelos. Desta vez, devido à pandemia, a cerimônia contou apenas com a presença de seus familiares. Antes de iniciar a sessão solene, o presidente da Casa, Aluizio Siqueira, convidou todos para rezar a oração do Pai Nosso pelos falecidos vítimas do Covid-19, seus familiares e pelos profissionais de saúde.  

Nonozinho ficou bastante emocionado e até chorou ao receber a medalha. "É uma honra estar aqui hoje recebendo essa homenagem tão significante para mim. Agradeço a Deus, a minha família (a base da gente é a família!), a todos da Câmara, à prefeita Carla, aos meus amigos. Estou muito emocionado e peço a Deus que abençoe todos", disse. 

Biografia - Agenor tem 73 anos e é casado com Maria Helena. O casal tem três filhos (Carlos, Agenor Junior e Glauber) e quatro netos. Ele sempre gostou de música e já fez parte de vários conjuntos e bandas. Também é apaixonado pelo carnaval. Com sua habilidade mecânica, confecciona automóveis de verdade (manualmente) e já vendeu alguns para um empresário do Sul do país. Nonozinho trabalha há 48 anos no Grupo Toquino. Começou como auxiliar de mecânico e atualmente é gerente de manutenção.

- É uma alegria estar promovendo essa solenidade pela oitava vez, homenageando com a maior comenda do Legislativo, essa pessoa tão importante, de família tradicional aqui em São João da Barra. Nonozinho gosta de música, ama a família, é amigos de todos e um artista que tem na sua essência de mecânico, o dom para confeccionar carros. Desconheço quem não goste dele - ressaltou Aluizio Siqueira.

Sobre a medalha - A Medalha Barão de Barcelos foi instituída em 1999, pela então vereadora Carla Machado, com o intuito de reconhecer e valorizar os sanjoanenses que se destacam no município. A indicação do homenageado é feita sempre por uma comissão instituída pelo presidente, que se reúne e escolhe um nome. Os mais recentes cidadãos que receberam a honraria foram: César Martins, Dodozinho Mendonça, Domingos Vieira, Zezinho Cardoso, Antônio Viana, Carla Machado e Renato Batista. A entrega da medalha é sempre acompanhada da outorga dos Títulos de Cidadania. Este ano, por causa da pandemia, os títulos estão sendo entregues pelos próprios vereadores aos seus homenageados. 

Quem foi o Barão de Barcelos - Entre os três nobres cidadãos que receberam o título de barão em São João da Barra, no período do Império, está Domingos Alves de Barcelos Cordeiro (o Barão de Barcelos). Advogado e neto de José Alves Rangel (1º Barão de SJB), ocupou cargos na administração pública e na política do município, dedicou-se aos negócios da fazenda e a um pequeno engenho que adquiriu em Barcelos e que, mais tarde, virou uma usina. Foi deputado providencial, vereador e chefe do Executivo. Seu corpo foi sepultado em Degredo.

© 2019-2020 Câmara Municipal de São João da Barra. Todos os direitos reservados Esse site foi desenvolvido por Jean Moraes