Legislativo sanjoanense cobra fiscalização sobre venda e uso de cerol

30 de junho de 2020
Foto: Raphaella Vianna

Entre os destaques da sessão da Câmara de São João da Barra desta terça-feira (30), está um requerimento solicitando uma rigorosa fiscalização a fim de proibir a comercialização e o uso de linha chilena, cerol e outros produtos cortantes utilizados em linhas de pipas, papagaios e/ou similares no município. A matéria foi proposta pelo vereador Aluizio Siqueira e destinada à Polícia Militar, à Secretaria Municipal de Segurança Pública e à Guarda Civil. Muitos acidentes e até mortes acontecem por causa da linha com cerol.

Outro destaque foi uma indicação do vereador Elísio Rodrigues, sugerindo ao Executivo que conceda um desconto sobre juros e multas no pagamento do IPTU e demais impostos, aos contribuintes inadimplentes, haja vista que muitos estão enfrentando dificuldade financeira devido à pandemia do coronavírus. "Os juros do não-pagamento são altíssimos e, não tendo condições de pagar, a dívida só vai crescendo", disse. O vereador Franquis Arêas sugeriu incluir a redução também no ITBI.

Cajueiro

O plenário aprovou dois requerimentos feitos em conjunto por Aluizio e Carlos Alberto Alves Maia (Caputi). No primeiro, eles solicitaram à Secretaria de Obras, a colocação de iluminação pública e a construção de abrigos de passageiros na BR-356 (um na reta perto da curva de Grussaí, outro na curva de Grussaí e outro em frente ao loteamento onde se encontra a Casa de Apoio aos Idosos, em Cajueiro). No segundo requerimento, eles solicitaram uma operação tapa buraco com reparo no calçamento da estrada SB 24 (antiga Estrada do Galinheiro) em Cajueiro. Por meio de requerimento verbal, Caputi solicitou à Agência Nacional de Águas (ANA) e à Secretaria de Meio Ambiente que tomem providências na questão do dique de Cajueiro, pois tem recebido reclamação de pessoas que querem pescar ou chegar perto do Rio Paraíba, mas não conseguem porque encontram cancelas com cadeados. "O dique é público; portanto, todos têm direito de acesso ali", explicou.

Açu e Atafona

Para a Praia do Açu, Franquis sugeriu a construção de uma praça com banheiros e, também, serviços de saneamento básico com asfaltamento nas ruas, Manoel Francisco de Almeida e Maria Clarinda. Em conjunto, Sônia Pereira e Alex Firme fizeram duas indicações para Atafona: construção de uma nova praça na Cehab e de uma escola modelo.

Grussaí

Para Grussaí, Eziel Pedro pediu a construção de um terminal rodoviário na Avenida Liberdade e de uma segunda ponte para veículos, para facilitar o deslocamento dos moradores do outro lado da lagoa. Elísio indicou serviços de urbanização, drenagem e calçamento na Rua Projetada 13, no bairro Liramar. Ronaldo Gomes requereu à operadora Oi, que providencie o reparo em um cabo de aço rompido há dias, nas proximidades da Escola Amaro de Souza Paes. E também pleiteou a reforma nos pisos das passarelas de acessibilidade no litoral, bem como, o recapeamento asfáltico da Avenida Atlântica de Grussaí a Atafona.

Moções aprovadas

Várias moções foram aprovadas: parabenização pelo aniversário dos servidores da Câmara, Davi Barreto e Flávia Cardoso (todos os vereadores); aplausos aos profissionais da Saúde que atuam em todo o município (autoria de Elísio e Alex), parabenização aos guardas municipais pelo trabalho de apoio na barreira sanitária (Alex, Aluizio e Elísio) e, a última, pelo falecimento do empreendedor João Maia, bastante querido na cidade (autoria de Caputi e Alex).