A+ | A- | Contraste | Mapa do site | Webmail | Eventos | Perguntas frequentes

NOTÍCIAS

Câmara

Legislativo lança cartilha pedagógica para crianças

29 de dezembro de 2020

Como um vereador é eleito? Qual é o papel de uma Câmara? Para que serve uma sessão? Questões como essas são ensinadas na cartilha pedagógica "A Casa do Povo", que a Câmara de São João da Barra acaba de lançar, em formato de história em quadrinhos. Voltada para o público infanto-juvenil, a obra será distribuída nas escolas do município. Na tarde desta terça (29), o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, acompanhado do vereador, Elísio Rodrigues, entregou os exemplares à subsecretária de Educação, Denise Machado de Souza Gomes e à coordenadora pedagógica, Janaína Neto Monteiro.

- Elaboramos essa cartilha pedagógica, com um formato bem lúdico, para que nossas crianças conheçam o papel do Poder Legislativo e sua importância no desenvolvimento do município. Ela tem também o objetivo de trabalhar conceitos básicos de cidadania e direitos, incentivando a formação de valores e estimulando a conscientização política - destacou Aluizio.

A história se passa durante um jogo de queimada quando várias crianças se divertem, até que, Márcio e Pedro começam a discutir, dizendo que um não quer respeitar as regras do jogo. Vendo aquela cena, uma amiguinha deles, a Ana Maria, tenta acalmar os ânimos e, numa espécie de comparativo, começa a explicar a importância do trabalho dos vereadores na elaboração de leis para a administração de uma cidade.

A turma, é claro, logo se interessa pelo assunto. A partir daí, Ana Maria fala sobre a Lei Orgânica, o que é necessário para ser um vereador, o que ele faz depois de eleito, para que servem as sessões da Câmara e conclui lembrando que em São João da Barra o Legislativo promove, desde 2015, o projeto Parlamento Jovem.

© 2019-2024 Câmara Municipal de São João da Barra. Todos os direitos reservados Esse site foi desenvolvido por Jean Moraes