Legislativo, Executivo, Inea e Enel discutem solução para problema de rede elétrica em loteamento no Açu

01 de julho de 2021

Os vereadores de São João da Barra participaram de uma reunião, na tarde desta quinta-feira (1º), com diretores da Enel a fim de buscar um entendimento sobre o problema de energia elétrica no loteamento clandestino da região I e II na praia do Açu. A solicitação foi feita pelos próprios parlamentares, por meio de ofício (nº 165/2021) enviado à concessionária. Há cerca de 20 dias, um animal morreu eletrocutado quando pastava no local e isso vem preocupando os moradores, que reivindicaram ajuda à Câmara.

O vereador Franquis Arêas, que mora no Açu, expôs o problema na sessão ordinária do dia 15 do mês passado. Na ocasião, ele destacou a urgência de regularizar a rede de energia elétrica para não acontecer uma tragédia ainda maior. "Tenho certeza de que várias pessoas lá têm fossas em suas residências, têm água encanada da Cedae; então isso já gera um comprovante de residência em nome das pessoas, em algumas casas. Acho que poderíamos tentar fazer um cadastro dessas pessoas para ver a documentação que precisa, para não ter problema em ligar essa luz", disse, sugerindo uma reunião no próprio local, para que todos conheçam a realidade de perto.

Da reunião de hoje, que aconteceu de forma virtual, também participaram: representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Serviços Públicos e Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Após fazerem um levantamento das etapas pendentes para a regularização, todos se propuseram a se unir para tentar resolver a situação o mais rápido possível.