Legislativo discute sobre empregabilidade de sanjoanenses no Porto do Açu

19 de agosto de 2020

A questão da empregabilidade no Porto do Açu foi novamente discutida pelo plenário da Câmara de São João da Barra. Na sessão desta quarta-feira (19), os vereadores, Sônia Pereira e Alex Firme, solicitaram, por meio de requerimento verbal, à presidência da Casa que agende uma reunião com as empresas instaladas no complexo portuário a fim de discutir formas de ampliar o número de trabalhadores sanjoanenses no empreendimento.

Segundo Sônia, a população continua reclamando de que as empresas contratam mais pessoas de fora do que do próprio município. "Muita gente de Campos consegue vaga no Balcão de Emprego para trabalhar no Açu, e os nossos daqui mandam currículo e não conseguem. Como pode isso? Conheço uma pessoa formada em Engenharia que está trabalhando entregando comida", disse ela.

Alex sugeriu também uma reunião com a Superintendência de Trabalho e Renda para ver como melhorar a valorização da mão de obra local. "Temos muita mão de obra qualificada aqui em diversas áreas, como técnicos de segurança do trabalho, enfermeiros, almoxarifado, técnico administrativo, recepção, pessoal da parte de obra... Também precisamos discutir a questão do primeiro emprego, entender o que pode ser feito", acrescentou.

No entendimento do vereador Alan Barreto, a Secretaria de Desenvolvimento precisa se empenhar mais e sugeriu uma reunião dos vereadores com a pasta para discutir possíveis soluções. "Hoje tem muitos jovens do 5º Distrito indo para o Rio de Janeiro trabalhar com carrinho de hot dog porque não encontra espaço aqui", comentou Franquis Arêas. Ronaldo Gomes propôs ao Legislativo, uma nova audiência pública sobre o assunto, assim que passar a pandemia do coronavírus.

O presidente da Casa, Aluizio Siqueira, lembrou que a Câmara sempre lutou para valorizar o sanjoanense. "Nunca nos furtamos desse debate; já fizemos audiência pública aqui, já fizemos reuniões com representantes do porto e temos que continuar cobrando sim, porque esse debate vai acontecer sempre. Assim que puder, vamos fazer uma audiência pública e reuniões para continuar cobrando o que é possível, dentro da legalidade, é claro", finalizou Aluizio.

Veja as demais matérias aprovadas na sessão de hoje, clicando aqui: Plenário solicita horta comunitária, término de obras, mamógrafo, entre outras ações para São João da Barra