A+ | A- | Contraste | Mapa do site | Webmail | Eventos | Perguntas frequentes

NOTÍCIAS

Câmara

Curso de Comunicação Legislativa e Português na Câmara de SJB

14 de janeiro de 2021

A Câmara Municipal de São João da Barra promoveu, na tarde desta quarta-feira (13), o Curso de Comunicação Legislativa e Português Institucional e Instrumental para os vereadores da Casa. 

De acordo com o presidente do Legislativo, Elísio Rodrigues, o objetivo foi promover uma comunicação eficaz e concisa,  criando uma identidade e proximidade da população, de modo que os sanjoanenses tenham  interesse em participar das pautas, sessões, audiências e demais eventos, acompanhando as atividades da Casa de Leis. 

"É necessário termos clareza quando fizermos nossos pronunciamentos, para que as pessoas que estejam ouvindo entendam exatamente o que desejamos comunicar. Uma boa oratória não é algo que se aprende do dia para noite, requer treino e desenvolvimento constante. E é muito importante que nós, representantes do povo, saibamos nos comunicar com precisão e eficiência", explicou o presidente.

A primeira palestra, realizada de forma virtual, foi proferida por Regina Magalhães. Professora de Língua Portuguesa, formada em Letras, com mestrado em Comunicação Social pela UFRJ, Regina trabalhou em diversas universidades. Atualmente, coordena o Centro de Escrita Regina Magalhães e é autora do Livro "Redação para o Enem e para a Vida".

"Abordei o título " Palavra é poder". Falei sobre memorando, requerimento, projeto de lei, redação oficial, ofícios, assessoria de imprensa, entre outros assuntos", comentou a professora. 

O comunicador social e jornalista, Wilson Heindefelder, especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade (IFF), ministrou o Curso de Comunicação Legislativa e falou sobre o tema: " O que os grandes líderes têm em comum". 

"Falamos sobre o comportamento de um líder no parlamento, aspectos importantes no exercício de sua função, comunicação verbal e não verbal, comunicação interpessoal, entre outros tópicos. A arte de falar continua a mesma. Não adianta não ter uma boa oratória. Nunca podemos perder o poder de argumentar", disse.

O encontro também contou com a participação do professor Elias Rocha Gonçalves que é  PHD em Organização e Gestão Escolar. Para o vereador Junior Monteiro, que está em seu primeiro mandato no Legislativo, as palestras foram muito proveitosas.

 "Ganhamos ânimo e renovamos forças, nesta tarde de aprendizado", relatou.

© 2019-2024 Câmara Municipal de São João da Barra. Todos os direitos reservados Esse site foi desenvolvido por Jean Moraes