Câmara de SJB mais uma vez escolhe mulheres para Procuradoria

05 de fevereiro de 2021

Pryscila Marins é a segunda mulher a ocupar o cargo de Procuradora Geral do Legislativo e a primeira a ocupar o cargo duas vezes. A subprocuradora também é uma mulher: Amanda Merlim Mello.

Mulher, advogada, professora, esposa, mãe, ativista na causa dos direitos das mulheres, atuante na área do direito eleitoral e público. Jovem e responsável por obter uma marca histórica para a Câmara de São João da Barra: ela é a segunda mulher a ocupar o cargo de Procuradora Geral do Legislativo e a primeira a exercer a função duas vezes. Pryscila Nunes Marins volta a atuar no posto, predominantemente ocupado por homens na maioria das cidades brasileiras, neste ano de 2021, tendo como presidente da Casa de Leis o vereador Elísio Rodrigues. A primeira vez foi em 2013.

Já Pryscila, nascida no Rio de Janeiro, viveu desde a infância em Campos dos Goytacazes e recebeu o título de cidadã campista em 2018. Mas é em Atafona, São João da Barra, que fica o seu refúgio e recanto sagrado.

Paralelamente às atividades de Procuradora do Legislativo, ela é presidente da Comissão de Direito Eleitoral da 12a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - Campos; membro da Comissão dos Direitos da Mulher; e professora da disciplina Tutela Penal do Sistema Eleitoral na Pós-graduação em Direito Penal Empresarial e Criminalidade Complexa do IBMEC. Foi secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social de Campos em 2019 e 2020.

"Muito me honra voltar à essa Casa de Leis e poder contribuir na assessoria jurídica do órgão. Nosso trabalho é elaborar desde os pareceres dos projetos de leis, processos legislativos até os processos de licitação. Que consigamos aumentar a presença feminina nos espaços de poder  e que as mulheres de São João da Barra sigam o exemplo e o legado deixado pela ilustre Narcisa Amália, que, hoje, nomeia a Sala das Sessões da Câmara", disse Pryscila.

A Câmara também escolheu uma mulher para exercer a função de subprocuradora: Amanda Merlim Mello, 26 anos de idade, há dois anos no cargo. Advogada com ênfase em Direito Público, Administrativo, Imobiliário, de Família e do Consumidor. Atuou junto à Defensoria Pública por dois anos.

"O presidente Elisio, ao escolher duas mulheres para compor o quadro da Procuradoria, optou pela construção de um ambiente profissional mais igualitário, diverso e inclusivo, capaz de gerar resultados que vão muito além do aspecto administrativo. Nós não apenas temos capacidade técnica e comportamental para atender às demandas de cargos altos, somos exemplos que podem servir de inspiração para outras mulheres", assegurou Amanda.

Pioneira- A advogada Irene Estella Lobato Borges foi a primeira mulher a assumir o cargo, tendo sido nomeada na gestão do presidente Gerson da Silva Crispim, no biênio 2011/2012, conforme relata o livro  "Subsídios para a história da Câmara Municipal de São João da Barra", de autoria de Fernando Lobato. Nascida em São João da Barra, Irene Estella é filha de Norméa Lobato de Oliveira e Odyr Borges de Oliveira. Vale lembrar, também, que a Câmara de São João da Barra foi a primeira e única até hoje da região Norte Fluminense a eleger uma mulher presidente do Legislativo. A atual prefeita do município, Carla Machado, foi eleita chefe do Legislativo no biênio 1999/2000.