Renato Batista vai receber a Medalha Barão de Barcelos dia 24

Notícias
A Câmara vai promover a cerimônia de entrega da Medalha Barão de Barcelos no próximo dia 24 e, neste ano, o escolhido para receber a honraria é o ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia, Renato da Silva Batista, 66 anos. O evento, marcado para às 20h, no Cine Teatro São João, contará também com a entrega dos Títulos de Cidadania Sanjoanense, num total de 45 nomes.
Renato nasceu no dia 06 de maio de 1953 em Amparo. Seu pai, Flávio João Batista, era agricultor; sua mãe, Joana Gomes Batista, do lar. O casal teve seis filhos e um dos irmãos de Renato é bem conhecido: Francisco Flávio Batista (Chico da Sincera), comerciante e ex-vereador.

O ex-provedor estudou no Colégio Cenecista Saldanha da Gama, em Campos. Em 1972, mudou-se para Niterói onde fez o científico (atual ensino médio) no Instituto Costa Leite. “Neste período, servi na Polícia do Exército, depois trabalhei no Banco América do Sul, na Remag e na Odebrecht, em Angra”, recorda Renato, que também atuou como jogador de futebol amador.

Em 1979, voltou para sua terra natal e foi trabalhar na Fundenor, em Campos. Em 1982, casou-se com Lailce Martins Batista, com quem tem dois filhos: Pedro e Mariana. Renato tem uma única neta, Mallu, que vai completar dois anos.

Em 2005, foi eleito provedor da Santa Casa, onde ficou até janeiro de 2016, tendo que se afastar por problema de saúde. "Faço parte da irmandade desde 1976", conta orgulhoso, demonstrando o carinho que sente pelo hospital. "A Santa Casa de SJB é a minha segunda casa. Tratei dela com muito carinho, peguei no zero, com uma dívida de mais de R$ 3 milhões de reais e consegui reerguer", lembra sorridente.

Com um jeito simples, trocou a sede do município para morar no sítio da família em Degredo, em busca de mais qualidade de vida. Em meio às árvores frutíferas que circundam a sua casa, ajuda a cuidar da neta. "Ela é o remédio que me curou", diz.
Renato é um sanjoanense de muitas habilidades. "Sei mexer com serralheria, carpintaria, faço até queijo aqui. Sei fazer de tudo um pouco", diz.

Ele conta que já recebeu outras homenagens ao longo da vida, como, por exemplo, a medalha Barão de São João da Barra. "Fico feliz com essa homenagem que a Câmara vai me dar, feliz e muito honrado. E agradeço a Deus por tudo", conclui.

HOMENAGEADOS COM TÍTULO DE CIDADÃO SANJOANENSE

Fabiano Ferreira Ribeiro
José Apolonio Cavalcante
Carlos Enrique Guzzo Biscarra