Delegada Madeleine Farias recebe Medalha e Diploma Narcisa Amália

Notícias
Em clima de emoção e ao som de MPB, a Câmara de São João da Barra promoveu nesta quinta (30), a entrega do Diploma Mulher Cidadã Narcisa a 10 mulheres que vêm prestando relevantes serviços ao município, sendo a principal homenageada, a delegada titular da 145ª DP e coach, Madeleine Farias Rangel Dykeman, que recebeu o diploma e a medalha. O evento contou com a presença da prefeita Carla Machado e do cantor Dom Américo.
Ao abrir a sessão, o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, parabenizou todas as mulheres, citando também os nomes das homenageadas das edições anteriores. “Este ano escolhemos a doutora Madeleine, que realiza um trabalho muito forte aqui, coibindo a violência, com muitos resultados e, para a nossa sorte, voltou a comandar a 145ª DP. E como a segurança pública é algo muito importante e está muito em voga, não poderíamos deixar de homenageá-la”, disse Aluizio.

– Uma boa filha a casa retorna! São João da Barra a recebeu e sempre a receberá de braços abertos! A delegada Madeleine é um exemplo de dignidade, trabalho, persistência e coragem, e esse título de Narcisa Amália cai muito bem à senhora, doutora – destacou a prefeita, que parabenizou também as demais agraciadas, falando um pouco sobre cada uma.

Madeleine Farias era só emoção. “Agradeço a todos os vereadores que me honram com essa nobre homenagem e fico muito feliz em estar de novo nesta casa onde sempre fui muito bem recebida”, disse. Fez questão de falar um pouco sobre a sua história, desde a infância. E lembrou, ainda, como se sentiu ao receber a notícia de que seria titular da delegacia sanjoanense.

– Meu coração palpitou! Eu tenho um amor muito grande por esta cidade! Foi uma mistura de medo com felicidade, pois ser titular de uma delegacia é uma responsabilidade tremenda. Mas costumo dizer que quando o nosso por que for maior do que a nossa desculpa, a gente sempre vai chegar lá. E eu tenho um por que inabalável, que é levar um serviço comprometido com a segurança pública desse município – contou.

A delegada destacou, ainda, que o assassinato do radialista sanjoanense Renato Machado foi um marco em sua carreira. “Foi um caso muito desafiador, trabalhamos arduamente, tive que andar escoltada, foi incansável... Mas eu me comprometo até meu último fio de cabelo quando chego aqui e esse prêmio que estou recebendo hoje me diz que tudo isso vale a pena”, concluiu.

Demais agraciadas da noite
Na cerimônia, cada vereador indicou uma cidadã para receber o diploma. Aluizio agraciou a primeira-tenente Helen Caldeira Gobeti e, Alex Firme, a bailarina Ellen Bomgosto. Já o vereador Elísio Rodrigues homenageou a aposentada Zileia Machado do Espírito Santo e, o parlamentar Eziel Pedro, a dona do lar, Genilça Rangel das Chagas. Em seguida, Carlos Alberto Alves Maia (Caputi) prestou homenagem à professora Isis Maria Alves Maia; Franquis Arêas, à funcionária pública Neuzira Gomes Rangel e, Gerson Crispim, à dona do lar Gertrudes da Silva Machado. As últimas agraciadas foram: a comerciante Elenilça Ribeiro Meireles, escolhida pelo vereador Ronaldo Gomes, e a costureira Maria da Penha Lopes, indicada pela parlamentar Sônia Pereira.

Ao final da solenidade, Aluizio agradeceu ao cantor Dom Américo, que nasceu em Campos, mas iniciou sua carreira musical em São João da Barra. “Tenho uma gratidão enorme por esta terra onde há 52 anos comecei cantando, no Clube Congos, e chamo de meu berço musical. Costumo dizer que sou um sanjoanense metido a campista”, disse orgulhoso.

O Diploma Mulher Cidadã Narcisa Amália foi instituído pela Casa em 2013 e já homenageou: a prefeita Carla Machado; a professora e educadora, Francy Graça Fernandes; a professora e empresária, Dircélia Raposo Neves; a senhora Perila de Souza Rodrigues; a vereadora Sônia Pereira e a empresária Odinéia Pereira Rangel.

Texto: Alicinéia Gama
Fotos: Paulo Pinheiro