IFF solicita apoio dos parlamentares

Notícias
Antes de encerrar a sessão desta quarta-feira (15), o presidente da Casa, Aluizio Siqueira concedeu a palavra ao reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, que procurou o Legislativo para solicitar apoio sobre o possível corte de verbas que o governo federal anunciou recentemente que pretende fazer no orçamento das universidades e institutos federais.
O reitor agradeceu o espaço cedido e destacou que o IFF está presente em 13 municípios do Norte, Noroeste e Região dos Lagos. Disse ainda que se o corte ocorrer como foi anunciado, representará um impacto de 37% no custeio dessas instituições e que as unidades do IFF não terão como funcionar a partir de outubro. “Estamos realizando hoje uma mobilização nacional em favor da educação e peço o apoio dos vereadores para que tentem sensibilizar os deputados federais e senadores. Não nos negamos a repensar nosso orçamento, mas 37% quebra qualquer um”, observou.

O diretor do campus São João da Barra, Valdeir de Souza Julio, informou que a unidade sanjoanense tem hoje aproximadamente 400 alunos matriculados e que no segundo semestre serão abertas 60 vagas para pós-graduação. “Se esse corte chegar aqui, terá também um impacto social”, disse, referindo-se aos 16 funcionários terceirizados que atuam no IFF e residem no município.

Os vereadores prometeram apoio à causa. “Esta não é uma luta somente pelo IFF de SJB, mas por todos os outros instalados em nosso Estado, e vamos apoiar sim, pois um corte de 37% inviabiliza qualquer instituição”, concluiu Aluizio, lembrando que a educação é a solução e não um problema. Também estiveram presentes, professores e alunos.